segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Pintura em Voile



Material

- Um pedaço de voile
- Tinta aquarela para seda, nas cores amarelo-limão, amarelo-ouro, verde-oliva, ocre, violeta e vinho
- Tinta relevo
- Placa retangular de isopor vazado ou bastidor de madeira
- Pincéis de tamanhos diferentes, de preferência redondos
- Papel de seda para o risco
- Lápis nº 2
- Secador de cabelos

Passo-a-passo

Escolha o desenho e risque-o no papel de seda. Depois de pronto o molde, pegue o lápis e risque o voile. Pegue o isopor vazado ou o bastidor e prenda o tecido bem esticadinho, que é para trabalhar ele no alto. Depois, pegue a tinta relevo e comece aplicando sobre o desenho. A tinta pode ser aplicada direto da bisnaga, nem precisa de pincel. Com a mão firme, contorne todo o desenho. Depois, espere a tinta secar pelo menos 4 horas, se o tempo estiver quente. Se o dia estiver úmido espere um pouco mais. Com os contornos bem definidos, comece a pintura. Pegue um pincel e molhe um pouquinho o voile dentro dos contornos. Isso ajuda a diluir a tinta para que a pintura fique delicada.

Comece pintando a ponta da folha, com a tinta amarelo-limão. Para um trabalho mais elaborado, você pode fazer um degradê. Coloque um pouco de marrom ou preto na tinta verde e faça um fundo mais escuro. Outra folha pode ser mais clara, com a tinta amarela ou ocre. Para pintar o miolo, comece com o amarelo-limão numa ponta, depois amarelo-ouro do outro lado e um pouco de cor vinho para escurecer a parte do meio das pétalas.

Depois de pronta a pintura, use o secador de cabelos para acelerar a secagem. Agora é a hora de recortar com uma tesourinha pequena e bem afiada, de preferência. O ideal é deixá-la secar por 72 horas e depois lavar. Está pronta uma a sua toalhinha!

0 comentários:

Contato


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Perfil

Minha foto
AACC
Condado, Pernambuco, Brazil
Associação Artística e Cultural de Condado
Ver meu perfil completo